Rip Curl - The Ultimate Surfing Company
FUNDADA EM 1969 POR BRIAN SINGER E DOUG “CLAW” WARBRICK, A RIP CURL É UMA DAS MARCAS MAIS RECONHECIDAS E RESPEITADAS DO MUNDO. ESTÁ NA FRENTE DAS CENAS DE SURF DESDE SUA CRIAÇÃO.
A Rip Curl é uma empresa para, e sobre, a equipe do The Search. The Search é a força motriz que levou à criação do Rip Curl e vive no espírito de tudo o que a equipe Rip Curl faz. É o que torna o Rip Curl único. Ele define quem somos. Os produtos que fabricamos, os eventos que realizamos, os surfistas que apoiamos e as pessoas que alcançamos globalmente, fazem parte da Pesquisa em que a Rip Curl está presente.
A Rip Curl continua sendo uma empresa construída por surfistas para surfistas e somos líderes de mercado no surf há mais de 50 anos. Esforçamo-nos para fazer os melhores produtos, realizar os melhores eventos, apoiar os melhores atletas, prestar o melhor serviço ao cliente, comunicar a melhor mensagem da marca e ter a melhor equipa de pessoas. Isso ajuda a Rip Curl a ter a visão de ser considerada a The Ultimate Surfing Company.
Como parte dessa visão, a Rip Curl sempre se orgulhou de ter a melhor equipe de surf do mundo. Essa declaração não é mais verdadeira do que hoje. Os atletas da Rip Curl são campeões mundiais. Eles são inovadores, sonhadores, modelos e buscadores. De atletas de elite globais a talentos regionais em ascensão, não importa onde você esteja no mundo, os melhores surfistas estarão surfando com um adesivo Rip Curl na ponta da prancha.
A Rip Curl também tem uma plataforma de eventos extraordinária, encabeçada pelos concursos de surfe WSL World Championship Tour, a GromSearch Series global e uma série de eventos internacionais de surfe. Fomos a primeira empresa a patrocinar um evento de surfe profissional, o Rip Curl Pro de 1973 em Bells Beach, e estamos comprometidos em continuar a tradição de apoiar e mostrar o melhor surfe aos fãs de todo o mundo.
A Rip Curl continuará a se manter fiel às raízes que ajudaram a nos tornar líderes de mercado no surfe, mas também avançaremos no futuro e levaremos a equitação a um novo nível. Nós sabemos o que estamos fazendo e estaremos por aí por muito tempo
Alguns atletas multicampeões que a Rip Curl patrocina:
Gabriel Medina, Mick Fanning, Tom Curren, Owen Wright, Bethany Hamilton, Tyler Wright, Mason Ho, Conner Coffin, Rosy Hodge, Samuel Pupo, Paulo Moura, Sophia Medina, Teca Lobato, Pablo Gabriel, entre outros astros do surf que já passaram pela marca.
A história da Rip Curl se confunde com a própria história do surfe, porque eles estiveram presentes desde o início, e tem muitos méritos por serem a marca que mais apoiou o esporte na história.
A Empresa Rip Curl nasceu em 1969 em uma garagem na Austrália, através dos dois surfistas Doug "Claw" Warbrick e Brian "Sing Ding" Singer que largaram tudo e decidiram tentar viver do surf de uma maneira diferente, produzindo pranchas.
A medida em que as vendas iam aumentando, a fábrica foi ganhando corpo e locais maiores e mais adequados foram o destino.
Outro surfista que Alan Green, juntou-se a dupla, e ali eles começariam a produção das melhores roupas de borracha do universo para acrescentar as vendas das pranchas.
Greeny já tinha experiência em uma fábrica de roupas de mergulho, então tudo fluiu mais facilmente.
A mudança era desenfreada naquela época, tal era o flower power e o clima anti-establishment da época. Os negócios não eram diferentes da vida em geral e Greeny deixou a Rip Curl em abril de 1970 para fazer suas próprias coisas, formando a Quiksilver, com Claw e Brian como sócios iguais no novo empreendimento.
Por fim, chegou a hora de todos eles se concentrarem em uma coisa ou outra e a parceria se desfez. Brian lembra que trocou suas ações da Quiksilver pela metade das terras de Greeny na parte de trás de Bells Beach, onde ele ainda mora hoje. "Havia uma pequena diferença de opinião sobre o valor do terreno, cerca de US $ 5.000", lembra ele. "Então, jogamos uma moeda, não me lembro quem ganhou, mas o negócio foi fechado."
Posteriormente, Claw vendeu suas ações para Greeny para que pudessem ser emitidas para seu novo sócio, John Law. Quando questionado agora, Patas não tem ideia de quanto ganhou por eles!
Logo a Rip Curl estava disparando e a Old Bakery fervilhava de atividade. A dupla assumiu a casa vizinha e esta se tornou a fábrica de roupas de neoprene. Uma nova máquina, um "1910 Singer Up The Arm Zig Zag", que tinha sido usada para costurar botas voadoras para aviadores na Segunda Guerra Mundial, foi encontrada. Isso foi usado para costurar as pernas do novo estilo “Long John” que os meninos estavam desenvolvendo usando o confortável neoprene Rubatex dos Estados Unidos.
Na Old Bakery, Claw e Brian criaram uma espécie de quartel-general - com surfistas gravitando naturalmente para a cena.
"Era uma casa para todos os desistentes que vinham do surfe de Melbourne e eles degeneravam ainda mais e se mudavam para os Krishna em busca do próximo acontecimento", lembra Brian, rindo.
"Mas quando isso passou e sua degeneração final aconteceu, eles foram trabalhar na fábrica de roupas de mergulho da Rip Curl!"
Os tempos eram bons e com o surf como catalisador para o progresso da empresa e eles eventualmente se mudaram da Old Bakery em 1976 para uma nova instalação na Geelong Road, (que atualmente é o centro médico), com Quiksilver abrindo logo depois.
Em 1980, a mudança foi feita através da estrada para o atual Rip Curl HQ na 101 Surfcoast Highway, Torquay.